quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sujeira na CEDAE!!!

terça-feira, 29 de julho de 2014


CEDAE realiza limpeza de tubulações e reservatório de água em Santa Clara

Sob alta pressão água retirou sujeira dos reservatórios e das tubulações.




Uma equipe da CEDAE, no comando do coordenador técnico de saneamento da CEDAE na Região, Adelson Menezes da Costa, trabalhou toda a manhã desta terça-feira, 29, na Praia de Santa Clara no local conhecido como Bairro da Caixa D’Água, na limpeza da rede de tubulações do reservatório e da cisterna. 
É deste local, onde está a torre com a caixa d’água, que, sob pressão, a água é distribuída para a cidade de São Francisco de Itabapoana e às Praias de Guaxindiba e Santa Clara.

Segundo Adelson, este trabalho será feito, a partir de agora, de três em três meses.


“O que fizemos em Santa Clara, foi uma limpeza não só da cisterna, como também do reservatório. Com equipamento de pressão, limpamos as tubulações que saem da central de captação de água na Muritiba até a limpeza nas pontas de rede”, diz.


O técnico em saneamento garante que com este "Ainda hoje começamos a distribuir a água para as residências já sem aquela coloração escura que chegou a preocupar os consumidores", disse.

O representante da CEDAE explicou ao Blog que na Região da Muritiba existem cinco poços artesianos, cada um com uma profundidade de 210 metros, água de boa qualidade e suficiente para abastecer toda a cidade e praias.

O técnico explica o porquê da água chegar com a coloração escura às torneiras. “A água captada na Muritiba é de boa qualidade, porém, em contato com o ar ela fica oxidada, com aquela cor escura. Por isso a gente utiliza um produto para deixá-la clara. Não pode haver falha humana, caso contrário prejudica a qualidade da água”, diz.
procedimento haverá melhoria na qualidade de água fornecida à população.
"Ainda hoje começamos a distribuir a água para as residências já sem aquela coloração escura que chegou a preocupar os consumidores", disse.

O representante da CEDAE explicou ao Blog que na Região da Muritiba existem cinco poços artesianos, cada um com uma profundidade de 210 metros, água de boa qualidade e suficiente para abastecer toda a cidade e praias.

O técnico explica o porquê da água chegar com a coloração escura às torneiras. “A água captada na Muritiba é de boa qualidade, porém, em contato com o ar ela fica oxidada, com aquela cor escura. Por isso a gente utiliza um produto para deixá-la clara. Não pode haver falha humana, caso contrário prejudica a qualidade da água”, diz.
O blog indagou do técnico se existe algum projeto da CEDAE   para implantação de uma estação de tratamento captando água direto do Rio Paraíba. Ele disse que é possível, porém não próximo à Muritiba. Para construir uma estação de tratamento próximo ao Rio Paraíba, não pode ser na Muritiba, onde a água do Rio Paraíba já está tendo a influência de água salgada jogada pela maré, vindo do mar, na Foz do Pontal em Atafona, que deixa a água salobra. Existe um estudo de se fazer um projeto de uma estação de tratamento mais acima, próximo a Campo Novo de Cacimbas”, disse.
Fonte:Blog do Paulo noel.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Humanização!!!

29 de julho de 2014 · 19:01
CIDADES E REGIÃO - PROJETO

Ministério da Saúde em Campos para implantação do Rede Cegonha no HPC.

Reunião acontece nesta quarta-feira, às 14 no auditório da sede do hospital
Representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e dos municípios do interior se reúnem nesta quarta-feira (30/07), a partir de 14h no auditório do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Durante o encontro será discutida a implantação do projeto Rede Cegonha no hospital, em Campos.
O projeto está sendo implantado em seis cidades do estado, e Campos foi uma das escolhidas. No Brasil, 32 hospitais integram a rede. Segundo a direção do HPC, por mês nascem 250 crianças no hospital e algumas etapas já estão sendo cumpridas como acolhimento à gestante de alto risco.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, instituída através da Portaria GM/MS nº 1.459/2011, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.
Os principais objetivos da Rede Cegonha são:
Implantação de novo modelo de atenção à saúde materna e infantil, com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses; Organização da Rede de Atenção à Saúde materna e infantil, garantindo acesso, acolhimento e resolutividade; Redução da mortalidade materna e infantil, com ênfase no componente neonatal.
Fonte: Jornal Ururau

No mercado!!!

29 de julho de 2014 · 13:34

CIDADES E REGIÃO - NOVAS OPORTUNIDADES

Balcão de emprego com mais de 1.200 vagas novas oportunidades.

Interessados devem se encaminhar à sede do órgão na Beira Valão

Mil duzentas e onze vagas estão sendo oferecidas pelo Balcão de Emprego Municipal nesta terça-feira (29/07). São oportunidades de emprego com carteira assinada para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Auxiliar administrativo, confeiteiro, estoquista, motorista de ônibus, representante comercial e vendedor estão entre as vagas oferecidas.
Os interessados devem se dirigir ao Balcão, que fica localizado na Avenida 28 de Março, 533, esquina com a Avenida José Alves de Azevedo (antiga Beira-Valão) e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17h. É preciso que o candidato leve carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, comprovantes de escolaridade e residência, além do currículo.
Fonte:Jornal Ururau.

Por Falta de Políticas Públicas do Governo do Estado!!!

Dois PMs são baleados após novo ataque de traficantes no Alemão.

Policiais faziam patrulhamento e foram surpreendidos na comunidade Nova Brasília.
Do R7
Dois policiais militares foram baleados após confronto na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira (31). Os agentes faziam patrulhamento na região, quando foram atacados.
Os PMs foram identificados como Gustavo Cordeiro e Moura. O primeiro, atingido no rosto, foi levado ao hospital Getúlio Vargas, na Penha. Até as 8h, não havia informações sobre o estado de saúde dele. O outro soldado foi atingido no braço e passa bem.
A troca de tiros teve a participação de outros quatro policiais. O grupo de PMs precisou pedir reforço e foi resgatado.
Os Complexos do Alemão e da Penha tiveram o policiamento reforçado ao longo do mês por conta de episódios de confrontos entre policiais e traficantes. No último dia 13, o subcomandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Vila Cruzeiro, Leidson Acácio, de 27 anos, foi morto. 

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Número de candidatos a governador: 171

No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga.
Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).
De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos. 
O governador do estado é a autoridade máxima do Poder Executivo local. Além das funções burocráticas, como sancionar, promulgar leis e nomear os secretários, o governador deve formular políticas públicas para melhorar a vida da população nas áreas de saúde, educação e saneamento, por exemplo.
(com Radiobrás).


Rosinha comanda carreata e caminhadas no fim de semana

domingo, 27 de julho de 2014   -    Foto: Gerson Gomes


Rosinha carreata 10

Coordenadora da campanha do marido e candidato ao Governo do Rio Anthony Garotinho(PR), a prefeita de Campos Rosinha Garotinho comandou caminhadas e uma carreata neste fim de semana em quatro municípios da região.
No sábado, Rosinha participou de caminhadas em Macaé, Carapebus e Quissamã. Já na tarde deste domingo(27), ela comandou uma carreata que durou cerca de três horas e atravessou vários bairros de Campos. Mesmo debaixo de chuva, a carreata reuniu centenas de carros e saiu da Avenida José Carlos Pereira Pinto, próximo a Viação São João, e passou pelos bairros Custodópolis, Santa Rosa. 
FONTE: Campos 24 horas.

Bicampeão olímpico de vela detalha problemas da Baía de Guanabara para os Jogos de 2016.

O ex-velejador Marcelo Ferreira percorreu o trajeto que será usado nas Olimpíadas do Rio a pedido da CBN.

por Lisandro Violante

A partir do próximo fim de semana, o Rio de Janeiro recebe o primeiro evento-teste de vela para os Jogos Olímpicos de 2016. A Baía de Guanabara, local das competições, é motivo de reclamações e debate entre atletas e dirigentes. Uma das paisagens mais famosas do Rio é conhecida também pela poluição. Diante de mais uma promessa fracassada de limpeza das águas, velejadores vitoriosos como Lars Grael e Ricardo Winik, o Bimba, sugeriram a troca das raias de competição para Búzios, na Região dos Lagos fluminense, ideia prontamente descartada pelo comitê organizador dos jogos. Antes da chegada dos 320 atletas de 34 países, para a disputa do evento teste, a CBN foi conferir as reais condições das áreas de competição da Baía de Guanabara.
Na companhia do bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, navegamos pelas cinco raias que vão receber os atletas. Em um dia de sol e um período de poucas chuvas, as condições eram próximas do ideal, segundo o ex-velejador. Mas não demorou até surgirem as primeiras sacolas plásticas, que escapam do trabalho de remoção de lixo feito por três balsas. Para Marcelo, esses serviços paliativos vão ser suficientes para garantir boas condições de competição, já que os jogos acontecem em um período de poucas chuvas.
"É muito improvável que tenha lixo por aqui durante as regatas, porque é uma época boa. Se fosse uma época de chuvas fortes, como janeiro e fevereiro, não arriscaria, porque tivemos essa experiência no campeonato mundial de Star em 2004, no Rio, que foi um vexame, uma vergonha. Alan Adler estava ganhando a regata, uma sacola plástica agarrou na quilha dele e ele acabou indo mal."

Baía de Guanabara receberá provas de vela nas Olimpíadas de 2016 (Foto: Lisandro Violante/CBN)

O ex-velejador lamenta que os governantes tenham desperdiçado mais uma boa oportunidade de despoluir a Baía de Guanabara. Ainda assim, Marcelo Ferreira entende que a costa carioca vai proporcionar uma competição mais técnica do que Búzios.
"A vantagem de Búzios é que a água é maravilhosa, mas já está cheia de lixo também. A velejada lá é muito boa, mar aberto e raia viciada. Aqui é mais técnico, mais difícil, lá é autopista, quem tem velocidade geralmente vai bem, então dependeria mais da largada e da velocidade do seu barco. Aqui, não. Você vai ter que ir nas rodadas, nos braços de maré."
A pressão por mudança na área de competição não acontece somente por parte dos atletas. Veículos de comunicação internacionais são taxativos ao criticar as condições das águas. 

Mudanças na Prova Ciclística do Padroeiro

domingo, 27 de julho de 2014  -  Foto: Secom
photos.phpAs obras que vem sendo realizadas na Avenida José Alves de Azevedo para melhorar o sistema de drenagem na área que fica em frente ao Mercado Municipal, vai obrigar a organização da 70ª edição da Prova Ciclística do Santíssimo Salvador a fazer mudanças no trajeto tradicional, que nos últimos anos, vem utilizando o local.
Para definir os últimos detalhes da prova, uma reunião está marcada para a esta segunda-feira (28), na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), às 10h, com a participação de representantes da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro. O objetivo é definir uma nova rota, que substitua o percurso antes feito pela Beira Valão. Entre as opções apresentadas está a utilização da Rua Barão de Miracema.
- Já está definido que a prova deverá ter um quilometro a menos por volta e isso já foi aceito pela Federação. Nesta reunião, vamos definir os últimos detalhes, que não deverão influir no bom andamento da prova, afirmou o presidente da Fundação, André Fellipe Falbo Ferreira, o Pampa.
Outros órgãos municipais vão participar da reunião, a fim de definir detalhes sobre a prova, como a Secretaria de Saúde, que garante o apoio aos participantes, disponibilizando ambulâncias e equipes para o trabalho ao longo do percurso, Guarda Civil Municipal, que tem um trabalho efetivo na condução do trânsito e na interdição das duas transversais à Avenida Alberto Torres e Rua Tenente Coronel Cardoso, além de Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a Fiscalização de Posturas.
A prova deste ano, marcada para uma quarta-feira (6), vai ser disputada em dez categorias, com previsão de uma programação de seis horas. A premiação vai acontecer logo após a realização de cada categoria.
Programação oficial da prova:
7h30 – Cadeirantes (1 volta)
7h50 – Mountain Bike (35 min + 1 volta) e Estreante (30min + 1 volta)
8h30 – Master A (45min + 1 volta) e Junior (30min + 1 volta)
9h30 – Master B (45min + 1 volta) e Master C (40min + 1 volta)
10h30 – Regional (45min + 1 volta) e Feminino Elite (40min + 1 volta)
11h30 – Masculino Elite (1h15min + 1 volta)

Projeto de Saneamento Básico para São Francisco de Itabapoana volta a ser discutido



São Francisco de Itabapoana não conta sequer com um metro de rede de esgoto. Um projeto de saneamento básico para o município voltou a ser discutido pelas autoridades. Mas para que a obra saia será preciso buscar os recursos junto a outras esferas. E não é só. O município ainda terá de criar o Plano Municipal de Saneamento Básico, um importante documento que tem de estar em sintonia com a Lei 11.445/2007 do Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil e o Plano Nacional de Saneamento Básico.

Plano Nacional prevê, entre outras coisas, que o Brasil alcance nos próximos 20 anos 99% de cobertura no abastecimento de água potável, sendo 100% na área urbana e de 92% no esgotamento sanitário. A expectativa de todos em São Francisco é que o atual governo dê importantes passos para que tenhamos em um curto espaço de tempo implantada esta realidade na cidade.

Reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica
do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana
Boa notícia - Na tarde dessa terça-feira (22-07) o município de São Francisco de Itabapoana foi contemplado com o Plano Municipal de Saneamento Básico, que será coordenado em conjunto com a AGEVAP-Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul através de um Grupo de Trabalho a ser criado. Os recursos para o plano de saneamento básico  serão obtidos por meio de convênio ténico-financeiro  junto a instituições bancárias (CEF, Banco do Brasil).

A novidade foi anunciada durante a reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, que ocorreu no Auditório do Hospital Veterinário da UENF, Campos dos Goytacazes.

Para o secretário de Meio Ambiente Cláudio Heringer, que representa o município no comitê, “o plano executivo de esgotamento sanitário a ser elaborado e implantado em nossa cidade atenderá as exigências do marco regulatório do setor, ou seja, a  Lei n. 11.445/2007”.

O plano é instrumento fundamental para promover o avanço do saneamento básico, no menor prazo possível, rumo à universalização do abastecimento de água potável, do esgotamento sanitário, manejo das águas pluviais urbanas, entre outros. Esses serviços compõem o saneamento básico.

Cláudio Heringer ainda informou que o elevado déficit de cobertura de saneamento nos  municípios brasileiros  é agravado pela ocupação irregular do solo e despejamento de dejetos sem nenhum tipo de tratamento.

Da redação do Blog com informações da Ascom-SFI