segunda-feira, 9 de março de 2015
Vereadora Yara Cíntia fez graves denuncias contra a Secretaria de Educação em São Francisco

“Com mais de 49 milhões aprovados para a Educação; está faltando professores, pessoal de apoio; livros, cadernos, lápis e até borracha”Yara Cíntia.
Na Sessão Plenária da terça-feira (03/03), a vereadora Yara Cíntia(PMDB) denunciou o descaso que está acontecendo com as escolas do Município. Segundo ela, faltam professores, pessoal de apoio; livros, cadernos lápis e até borrachas. Ela afirma ainda que foi aprovado pela Câmara um orçamento para a educação para 2015, superior à 49 milhões de reais.
Yara cita como exemplo, a escola Modelo no centro da cidade, recém-construída pelo Governo do Estado e repassada ao Município. Em entrevista ao blog, afirmou que visitou a escola modelo 2 vezes este ano, e encontrou no turno da manhã; 11 turmas com mais de 30 alunos cada, e a escola faltando professores e pessoal de apoio para cuidar das crianças, da limpeza e da merenda “ Isso está acontecendo em toda a rede. Tem professores competentes no Município que estão parados, e não são contratados por questões políticas” alfineta.
Perguntada sobre o posicionamento dos demais vereadores, Yara afirmou que eles já tem conhecimento do caso. “Convidei em plenário e volto a convidar publicamente os meus colegas vereadores para me acompanharem em uma visita as escolas, principalmente do 2º seguimento, que eles vão ver alunos sem nenhuma aula, parados no pátio; cadê o planejamento da Secretaria? Porque não tem professores, pois dinheiro não falta.” questiona Yara.
A vereadora disse ainda que a situação é muito mais grave, pois além da falta de professores; os alunos não estão recebendo material escolar “Não tem lápis, não tem caderno e nem uma simples borracha. Como que uma criança pode estudar assim, isso é lamentável” Desabafa a vereadora.
A falta de manutenção nas escolas e a falta até de diretores foi outra reclamação da parlamentar. Segundo ela, escolas estão funcionando sem comando, como é o caso da Escola Julio Miranda, na Localidade de Bom Jardim, que até o dia 3 de março, dia da denuncia na Câmara, ainda estava sem Diretor. “No inicio do governo se falava que estava arrumando a casa; se passaram 2013, 2014 e chegamos a 2015, será que ainda estão arrumando a casa?” Questiona a parlamentar.
Finalizando a entrevista, a vereadora que está exercendo o seu primeiro mandato; mandou um recado “Eu quero que o Prefeito Pedrinho Cherene e a Secretária de Educação Senhora Kátia saibam que eu realmente estou atenta ao que está acontecendo no Município” Finalizou a vereadora.
Outro que também criticou a Educação, na reunião do dia 3 de março, foi o vereador Pachola(PSC). Segundo Yara Cintia, o seu colega também questionou a falta de professores. “Segundo ele, em Travessão de Barra, onde um sobrinho dele estuda, não tem professores na escola municipal”. Ela disse ainda que Pachola teria também questionado os quase 50 milhões aprovados pela Câmara para investimentos na educação, e cobrou uma solução imediata para o caso.
As pessoas citadas na matéria, inclusive os vereadores, tem o espaço no blog para responder sobre o assunto, caso entendam necessário.
Fonte: Blog do Carlos Jorge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário