terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeito Médico, Secretário Médico; Saúde Debilitada = Incompetência

MPF encontra irregularidades em hospital de SFI.


segunda-feira, 27 de abril de 2015 
MPF SFI

Em prosseguimento à série de visitas para fiscalização nos hospitais da rede pública da região, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades, o Ministério Público Federal realizou na tarde desta segunda-feira (27) uma inspeção no Hospital Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana.  Várias irregularidades foram encontradas no livro de assinaturas dos plantonistas. Os agentes apuraram que alguns médicos assinaram de forma antecipada o livro de ponto. Na farmácia do hospital, medicamentos básicos também não foram encontrados.
Em nota enviada ao Campos 24 Horas, a prefeitura informa que “Cientes do ocorrido, a prefeitura, por intermédio da procuradoria geral do município, já está investigando o caso e tomará as devidas providências acerca do fato. É importante ressaltar que a prefeitura deste munícípio não concorda com atividades e procedimentos irregulares e/ou ilícitos de funcionários e gestores dentro e fora de suas sedes; uma vez que preza pelo bom funcionamento de suas unidades e excelência no atendimento aos seus munícipes. O caso será devidamente investigado tanto pela direção do Hospital quanto pelo MPF”


Fonte: Campos 24 Horas.

Missão Cumprida!!!

MPF faz vistoria no HGG e encontra obras de melhorias e farmácia abastecida.


terça-feira,  28 de abril de 2015    –     Foto: Filipe Lemos / Campos 24 HorasMPF4

Em prosseguimento à série de visitas para fiscalização nos hospitais da rede pública da região, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades, o Ministério Público Federal realiza na tarde desta terça-feira (28) uma inspeção no Hospital Geral de Guarus(HGG). Os agentes verificaram, inicialmente, as escalas de serviço dos médicos e enfermeiros da unidade e as folhas de ponto, além das condições de atendimento dos pacientes.

Os agentes encontraram obras de melhorias, que envolvem a reforma da pediatria e da emergência. O vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Filipe Mocaiber, acompanha a inspeção. Ele falou por telefone com a redação do Campos 24 Horas.

“Os agentes encontraram escalas completas, ponto eletrônico em fase de implantação,  farmácia abastecida e laboratório em pleno funcionamento, além de um livro de frequência.  Ao final da inspeção, saberemos os questionamentos que serão feitos à Fundação de Saúde”,  disse Filipe Mocaiber.

Um procedimento da enfermagem teria sido o ponto negativo da inspeção. Roupas usadas nas camas e macas da emergência teriam sido encontradas em um banheiro. Os agentes teriam solicitado que fossem colocadas em um local apropriado.  

Os agentes também se deparam com uma grande quantidade de pessoas sendo atendidas na emergência, setor em que iniciaram a inspeção.

Relembre: Procurador explica fiscalização
Procurador Eduardo Oliveira 2

O  Ministério Público Federal (MPF) em Campos fez uma visita  de inspeção em duas unidades de saúde da rede pública na cidade. A mesma ação ocorrerá em outros municípios da região. A exemplo de Campos, gestores de unidades hospitalares da região que recebem verba do Sistema Único de Saúde(SUS) receberam ofício do MPF para informar, inicialmente, como é feito o controle dos médicos.

Em Campos, inicialmente, o MPF realizou a inspeção no Hospital São José, em Goitacazes, e na Unidade Pré-hospitalar de Travessão. Durante uma coletiva de imprensa, concedida na tarde desta quarta-feira(22), o  procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, responsável pela ação, falou sobre os ofícios emitidos aos gestores da saúde na região e as primeiras visitas de inspeção.

“O  objetivo inicial é  conhecer a situação das unidades. A partir de então, mandamos ofícios para toda região que está sobre nossa atribuição, para saber exatamente como era feito o controle dos médicos. Instauramos em maio de 2014 um inquérito civil que partiu através de uma denúncia de uma pessoa via internet que dava conta de que os médicos em Travessão não estariam cumprindo a jornada de trabalho e assinando ponto”, destacou o procurador, que acrescentou.

“Obviamente, que a partir dessa investigação nós se deparamos com outras que hoje são também objeto de investigações. Como as condições que as pessoas são atendidas em hospitais e postos de saúde”.

Eduardo Oliveira afirma que algumas irregularidades já foram constatadasProcurador Eduardo Oliveira 2204 2

“Depois do envio de todos os ofícios, constatamos algumas irregularidades. Iniciamos na segunda-feira, uma ordem de inspeção física. Enviamos os agentes aos locais para podermos saber o que está acontecendo. Além de termos encontrado irregularidades nos controles de ponto dos médicos, o número de médicos  também não é correspondente ao previsto”, ressalta o procurador Eduardo Oliveira.

“Nossa proposta é a adoção de ponto eletrônico, com o sistema biométrico, que está mais seguro e dificulta qualquer tipo de fraude”, finalizou.

FMS anuncia medidas.
 A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quarta-feira que ainda não recebeu nenhum documento oficial do Ministério Público Federal sobre a visita em suas unidades, mas esclarece que as necessidades de melhorias já foram identificadas e estão sendo sanadas com as obras que estão em execução tanto na Unidade Pré-Hospitalar São José quanto na Unidade Pré-Hospitalar Travessão.

Além disso, outras medidas administrativas estão sendo implantadas, como o sistema biométrico de controle de acesso e ponto dos servidores do Hospital Ferreira Machado, já instalado. As catracas e relógios estão em funcionamento, mas em fase de teste. O mesmo sistema também está sendo instalado no Hospital Geral de Guarus e na sequência nas Unidades Pré-Hospitalares da FMS. Mas uma portaria da presidência, publicada m diário oficial determina que as escalas dos profissionais sejam afixadas em local visível, justamente para que população saiba exatamente como deverá ser o atendimento.

Sobre a infraestrutura, vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Campos está investindo cerca de R$ 3,5 milhões nas obras de reforma e ampliação da Unidade Pré-Hospitalar de Travessão. A nova unidade terá sala de mal súbito para atendimento emergencial; rampa para acesso ao segundo pavimento, e 13 consultórios, sendo dois pediátricos com banheiro; um ginecológico também com banheiro, três odontológicos, sete consultórios para consultas gerais e outras áreas como leitos de observação masculinos, femininos e pediátricos.

Hoje a UPH de Travessão está funcionando em um lugar provisório até que as obras estejam encerradas e a atitude tomada foi justamente para não descontinuar o serviço. Uma equipe técnica já vistoriou a unidade hoje e as medidas corretivas já começaram a ser tomadas.

O atual prédio da Unidade Pré-Hospitalar São José passou por reparos, mas justamente por entender que ele não atende mais com a qualidade de estrutura que a população merece é que uma nova unidade está sendo construída até o final do ano será transformada em referência na prestação de serviços aos usuários de Goytacazes, Donana, Tocos e de toda a Baixada Campista.

A nova Unidade Pré-Hospitalar da Baixada contará com novos leitos de observação, salas para mamografia, higienização, gesso, Raios-X, endoscopia, eletrocardiograma, cardiologia, odontologia e reanimação, unidade intermediária, nebulização, observação pediátrica, observação feminina e masculina, espera (ambulatorial, curativos, Raios-X, gesso e geral), arquivo, sanitários masculino e feminino.




Fonte:Campos 24 Horas.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Que se Cumpra!!!

PSF: Presidente do TJ/RJ se declara incompetente para apreciar pedido de suspensão da liminar

Como divulgado pela Folha (aqui), a Prefeitura de Campos havia interposto pedido de suspensão da liminar proferida pela 2ª vara cível de Campos dos Goytacazes, perante a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, o Presidente do Tribunal, Desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, declarou sua incompetência para apreciar o pedido, argumentando que tal competência seria dos Tribunais Superiores, em Brasília, pelo fato do Agravo de instrumento que havia mantido a decisão liminar já ter sido julgado pelo TJ/RJ. 
Com isso, ficam mantidos, ao menos por ora, os efeitos da liminar que determinou a nomeação de todos os candidatos aprovados no concursado realizado pelo município. Vejamos agora quais serão os próximos capítulos dessa novela sem fim.
Fonte:Folha da Manhã

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prestando Contas!!!

Sugestão de Garotinho ao Senado permitirá que municípios mantenham investimentos

terça-feira, 31 de março de 2015 


Garotinho 3103

 O secretário Municipal de Governo, Anthony Garotinho, participou da sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (31) e explicou a sugestão que apresentou ao Senado, alterando a Resolução 43 da Casa. Segundo a proposta, estados e municípios que sofreram redução de receitas dos royalties poderão antecipá-las nos exercícios de 2015 e 2016. A proposta foi encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (Cae) pelos senadores Marcelo Crivella (RJ) e Rose de Freitas (ES). Os parlamentares acataram a sugestão do Secretário de Governo durante uma audiência em Brasília.

A alteração da Resolução 43 permitirá que o município vá ao mercado e contraia um empréstimo, desde que o recurso seja buscado em bancos privados, segundo exigência do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com Garotinho, o presidente do Cae, senador Delcide Amaral (MS), informou que logo após a Semana Santa, o projeto de resolução deverá ser apreciado, aprovado e, em seguida, promulgado. A medida beneficia estados produtores de petróleo – Rio de Janeiro, Espírito Santo, os do Nordeste e outros.
– Isso salva os municípios sem comprometer o futuro. É uma contribuição importante que Campos está dando e garante aos municípios a continuidade dos investimentos – destacou o Secretário de Governo de Campos. Ainda segundo a proposta, até o equivalente a 40% e 60% das perdas estimadas para este ano e o próximo, deverão ser usadas no mesmo exercício e em saúde e educação, respectivamente.
Além disso, durante sua participação na sessão da Câmara de Vereadores, Garotinho respondeu a perguntas dos parlamentares relacionadas a Prefeitura de Campos. Todos os vereadores tiveram a oportunidade de fazerem perguntas que foram prontamente respondidas pelo Secretário de Governo.
Fonte: Campos 24 Horas

Redução nos Ovos!!!

Preço de ovos de Páscoa cai 25%





























A segunda pesquisa da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) sobre o preço dos ovos de Páscoa apontou redução nos valores. O levantamento foi realizado nos dias 28 e 30 de março nos mercados de Campos. Segundo o Procon, em relação à pesquisa anterior, os preços tiveram queda de cerca de 25%.
A secretária Rosangela Tavares ressaltou que as pesquisas ajudam os consumidores a economizar. O órgão verificou que o mesmo produto chega a ter 23% de variação no preço, dependendo do estabelecimento.
- Os fornecedores estão promovendo uma competição que é saudável para os consumidores. Nestes últimos momentos são boas as ofertas, com a finalidade de acabar com os estoques. Cabe ao consumidor fazer uma boa pesquisa e também verificar a qualidade desses produtos. O consumidor é livre para comprar onde desejar, mas com a tabela do Procon-Campos, ele conhece antecipadamente as melhores ofertas e pode fazer uma boa economia – destaca a secretária de Defesa do Consumidor.
O Procon alerta ainda que, na semana da Páscoa, podem ocorrer promoções, mas os produtos podem já não ter a mesma qualidade, em função da exposição nos balcões e gôndolas.
Fonte: Folha da manhã.