terça-feira, 12 de maio de 2015

Uenf: bolsistas bloqueiam entrada da universidade

Há três meses sem receber bolsas, estudantes protestam


uenf8

O atraso no pagamento das bolsas, que já foi alvo de vários protestos na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), levou alunos a mais um ato na manhã desta terça-feira(12). Eles fecharam os portões da universidade. A paralisação teve início nesta segunda-feira (11)  e se estenderá até sexta-feira. São cerca de 1.300 alunos que recebem R$ 300,00 por mês.
O atraso no pagamento das bolsas, segundo os alunos, se arrasta desde o início do ano. O último mês que receberam foi o de fevereiro.
Segundo o diretor do Diretório de Estudantes (DCE), Bráulio Fontes, a paralisação tem a finalidade de pressionar o governo do Estado.
“A Reitoria da UENF informa à comunidade acadêmica que encontram-se em dia os pagamentos de todos os bolsistas do Auxílio Cotas, cujos recursos são oriundos da própria Universidade, beneficiando 1.187 estudantes incluídos nos programas de Combate à Pobreza dos governos federal e estadual.
Nota da a assessoria de comunicação da Uenf
Assim como também estão em dia os pagamentos dos alunos dos programas Cota 100 Faperj, totalizando 60 bolsas de Doutorado e 40 bolsas de Mestrado; Capes, com 206 bolsas de Doutorado e 175 de Mestrado; 169 bolsas do PIBIC/CNPq e as bolsas de pós-graduação financiadas pelo CNPq.
Informa também que já conseguiu a liberação dos recursos descentralizados Faperj e já emitiu a Programação de Desembolso (PD) dos meses de fevereiro e março das bolsas que atendem aos alunos de Doutorado (95), Mestrado (55), Residência Médica Veterinária (18), Apoio Acadêmico, Apoio ao Ensino, Estagiário 2º Grau, Estagiário Nível Superior, Extensão, Iniciação Científica e Tecnológica, Monitoria, totalizando 596 alunos; e dos Professores Pesquisadores de Apoio Ensino, Professor Visitante, Universidade Aberta, Pré-Vest, Teorema e Multiplicadores, totalizando 285 beneficiados. A Reitoria informa, ainda, que aguarda a execução das referidas PDs pela Secretaria de Estado de Fazenda para breve.
Mesmo diante da crise financeira em que o estado do Rio de Janeiro se encontra, consideramos que os processos de pagamentos de fornecedores de materiais, de serviços e mesmo algumas modalidades de bolsas estão próximas da regularização e que a Reitoria da UENF continuará fazendo ações para que todos os pagamentos sejam normalizados o mais breve possível”.

Fonte: Campos 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário