sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Caixa Preta!!!

Partido de Aécio pede ao TSE "auditoria especial" dos votos à Presidência

SEX, 31/10/2014 - 11:16 ATUALIZADO EM 31/10/2014 - 11:24



Jornal GGN O PSDB, partido do senador Aécio Neves, apresentou na quinta-feira (30) um pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de instituição de uma "comissão especial" para apurar se houve possíveis fraudes nas urnas durante o segundo turno presidencial.
Na visão do PSDB, essa comissão deve ser formada por integrantes dos partidos políticos com o objetivo de prestar contas à população, que estaria, segundo alega a agremiação, desconfiada dos resultados em função da suposta vulnerabilidade das urnas eletrônicas.
No último domingo (26), Aécio foi derrotado por Dilma Rousseff (PT) por uma diferença de 3 pontos. Petistas já criticaram a iniciativa dos tucanos, argumentando que o PSDB tenta um terceiro turno, incorformado com a reeleição apertada de Dilma. Reportagens mostraram que Aécio liderava a contagem de votos até que a apuração no Sudeste e Sul encerrou-se, e abriram-se as urnas do Norte e Nordeste. Foi quando Dilma virou o cenário e chegou a 51% dos votos, deixando o adversário na casa dos 48%.
Em entrevista ao Estadão, o deputado Arlindo Chinaglia (PT) considerou lamentável a postura do PSDB. Para ele, o partido se orienta por boatos - muitas pessoas postaram imagens ou vídeos nas redes sociais, levantando suspeitas de fraude nas urnas - e não se preocupa em buscar provas antes de recorrer ao TSE. "O partido desrespeita o TSE. Uma representação dessa é negar a lisura dos ministros", disparou. O Tribunal ainda não se manifestou sobre a representação.
Leia, abaixo, a nota do PSDB:
Foi com muita ansiedade que a nação brasileira aguardou o anúncio do resultado da eleição presidencial, em segundo turno, no último dia 26 de outubro. Enquanto aguardava, em todos os cantos deste país começaram a ser apresentadas denúncias sobre fatos ocorridos durante a votação, principalmente com relação à própria totalização dos votos.

Temos absoluta confiança de que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE cumpriu seu papel, garantindo a segurança do processo eleitoral. Todavia, com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados.

Diante deste quadro de desconfiança por parte considerável da população brasileira, o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB decidiu apresentar ao TSE, no dia de hoje (30/10), um pedido de auditoria especial, por meio de uma comissão formada por pessoas indicadas pelos partidos políticos, objetivando a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral, iniciando-se com a captação do sufrágio, até a final conclusão da totalização dos votos.

Este pedido objetiva, acima de tudo, manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas Instituições e na nossa democracia, pois é este o elemento indispensável para que a legitimidade dos poderes constituídos seja preservada.

Reiteramos nossa confiança na Justiça Eleitoral. Portanto, o que pretendemos com essa medida judicial é garantir que todo e qualquer cidadão também possa ter a certeza de que nossos representantes políticos são, de fato, aqueles que foram escolhidos pelo titular da soberania nacional: o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário