Criança morre após ser picada por escorpião em SFI

Daniela Abreu
Foto: Imagem ilustrativa / Reprodução
Foto: Imagem ilustrativa / Reprodução
Um menino de dois anos morreu na tarde desta segunda-feira (28), depois de dois dias internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) com complicações que podem ter sido causadas por uma picada de escorpião, na localidade de Batelão de Barra, em São Francisco de Itabapoana (SFI).
A criança foi socorrida e levada para o Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, na zona rural do município, de onde foi transferida para o HFM, mas não resistiu e acabou morrendo.
A secretaria de Saúde do município de São Francisco, através de nota, lamentou e esclareceu os procedimentos utilizados no socorro do menino. "Informamos que a criança foi atendida no Hospital Municipal Manoel Carola, na noite de sábado (26), por volta das 20h10, por um pediatra de plantão com quadro de vômitos e a família informou, inicialmente, que a criança teria sido picada por uma formiga. A criança permaneceu no Hospital Manoel Carola por um curto período de tempo (cerca de 30 minutos) e logo foi transferida para o Hospital Ferreira Machado, por uma Unidade Avançada de Resgate do município.
Já a assessoria do Hospital Ferreira Machado (HFM), disse que "no caso específico do menor de São Francisco, o mesmo deu entrada no Hospital Ferreira Machado, às 21h30 do dia 26 de março, em companhia da avó que relatou ao médico que a criança havia sido picada por uma formiga.
A criança foi acompanhada e tratada, porém sua situação se agravou e por volta de 1h de domingo, após exames clínicos e laboratoriais a criança passou a ser tratada como vítima de picada de escorpião. Recebeu o soro antiescorpiônico e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Seu quadro se agravou ainda mais, com hemorragia digestiva, insuficiência renal e edema agudo de pulmão. O menor não resistiu e foi óbito".
A nota também informou que "de acordo com os dados do NVEH, a maioria absoluta dos casos de pessoas picadas por escorpião atendidas no HFM é de São Francisco de Itabapoana".
Casos anteriores — No ano passado, uma menina de três anos também morreu após ser picada por um escorpião na localidade de Máquina, em SFI. A criança foi transferida para o HFM, onde morreu dois dias depois de dar entrada.
Em setembro de 2014, outra criança de dois anos morreu e uma idosa de 80 anos ficou internada após serem picadas por escorpiões na localidade de Amontoado, também em São Francisco de Itabapoana.
A criança chegou a ser socorrida para o Manoel Carola e transferida para o HFM, mas não resistiu e morreu. A idosa recebeu os primeiros socorros e foi internada.
28/03/2016
Fonte: Folha da manhã