terça-feira, 29 de março de 2016

Criança morre após ser picada por escorpião em SFI



Daniela Abreu
Foto: Imagem ilustrativa / Reprodução 

Um menino de dois anos morreu na tarde desta segunda-feira (28), depois de dois dias internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) com complicações que podem ter sido causadas por uma picada de escorpião, na localidade de Batelão de Barra, em São Francisco de Itabapoana (SFI).
A criança foi socorrida e levada para o Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, na zona rural do município, de onde foi transferida para o HFM, mas não resistiu e acabou morrendo.
A secretaria de Saúde do município de São Francisco, através de nota, lamentou e esclareceu os procedimentos utilizados no socorro do menino. "Informamos que a criança foi atendida no Hospital Municipal Manoel Carola, na noite de sábado (26), por volta das 20h10, por um pediatra de plantão com quadro de vômitos e a família informou, inicialmente, que a criança teria sido picada por uma formiga. A criança permaneceu no Hospital Manoel Carola por um curto período de tempo (cerca de 30 minutos) e logo foi transferida para o Hospital Ferreira Machado, por uma Unidade Avançada de Resgate do município. 
Já a assessoria do Hospital Ferreira Machado (HFM), disse que "no caso específico do menor de São Francisco, o mesmo deu entrada no Hospital Ferreira Machado, às 21h30 do dia 26 de março, em companhia da avó que relatou ao médico que a criança havia sido picada por uma formiga.
A criança foi acompanhada e tratada, porém sua situação se agravou e por volta de 1h de domingo, após exames clínicos e laboratoriais a criança passou a ser tratada como vítima de picada de escorpião. Recebeu o soro antiescorpiônico e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Seu quadro se agravou ainda mais, com hemorragia digestiva, insuficiência renal e edema agudo de pulmão. O menor não resistiu e foi óbito".
A nota também informou que "de acordo com os dados do NVEH, a maioria absoluta dos casos de pessoas picadas por escorpião atendidas no HFM é de São Francisco de Itabapoana". 
Casos anteriores — No ano passado, uma menina de três anos também morreu após ser picada por um escorpião na localidade de Máquina, em SFI. A criança foi transferida para o HFM, onde morreu dois dias depois de dar entrada.
Em setembro de 2014, outra criança de dois anos morreu e uma idosa de 80 anos ficou internada após serem picadas por escorpiões na localidade de Amontoado, também em São Francisco de Itabapoana.
A criança chegou a ser socorrida para o Manoel Carola e transferida para o HFM, mas não resistiu e morreu. A idosa recebeu os primeiros socorros e foi internada.
28/03/2016

Fonte: Folha da manhã

terça-feira, 15 de março de 2016

Casos de dengue sobem em Campos

Foto: Secom-Campos/Divulgação
Entre os dias 3 e 11 de março, Campos registrou mais 550 casos de dengue. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (14) pela secretaria municipal de Saúde, os casos da doença subiram de 4.687 para 5.237. Já os casos suspeitos de zika subiram de 174 para 214, sendo 87 gestantes. Do total, seis foram confirmados, sendo quatro em grávidas. De chikungunya, os casos suspeitos subiram de nove para dez.
Conforme explicação do secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, os casos de dengue estão sendo diagnosticados e confirmados por análise clínica. Os casos graves estão sendo encaminhados para sorologia, conforme recomendação do ministério da Saúde, responsável pela distribuição dos kits sorológicos. Dos 5.237, 889 passaram por exames no município.
Ainda segundo o balanço, os bairros e localidades com maiores números de casos são: Travessão, Vila Nova, Morro do Coco, Centro, Parque Aurora, Conselheiro Josino, Goitacazes e Guarus.
Nessa segunda-feira, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu mais um curso de capacitação para os servidores do Ministério Público Estadual em Campos. Este foi o segundo treinamento voltado aos profissionais de limpeza. Além disso, o coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue e Roedores, Claudemir Barcelos, entregou os certificados aos funcionários já capacitados.
O promotor de Justiça Marcelo Lessa, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Campos, falou sobre a parceria. “Foi uma parceria muito importante, nos capacitou para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti. As pessoas passaram a ser multiplicadoras em seus ambientes de trabalho, de maneira a não permitir o surgimento de focos do mosquito”, disse. (M.S.) (A.N.)
14/03/2016 
Fonte: Folha da Manhã.

Funcionalismo paralisa por 72 horas

Ato está previsto para acontecer entre quarta e sexta-feira, nas escadarias da Alerj, e foi decidido em assembleia que reuniu 30 categorias

15/03/2016
manifestação na Alerj

Depois de enfrentar uma semana intensa com o atraso no depósito dos salários, nova mudança no calendário de pagamento e protestos de servidores e de estudantes da rede estadual, o governo vai encarar nos próximos dias paralisação que vai durar 72 horas. Está programada entre quarta e sexta-feira e foi decidida em assembleia que reuniu 30 categorias no último dia 3, quando mais de 10 mil pessoas participaram de manifestação nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
O Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Muspe) defende que a paralisação é o último recurso que resta ao servidor mediante o atraso de salários, constantes alterações nas datas de pagamentos e pelo parcelamento do 13º salário.
Os servidores da Educação, da Saúde, do Judiciário, do Carreirão, da área administrativa e também da Segurança Pública reclamam de o governo não conceder reajuste salarial anual, determinado pela Constituição. No ano passado, o pessoal da Educação não recebeu aumento. O último foi concedido pelo estado em 2014.
Os servidores vêm sofrendo constantes transtornos com as mudanças no calendário de pagamento. Enfrentam problema com atraso de contas, juros de cartão de crédito, cheque especial e demais dívidas bancárias. O governo justifica a crise com a queda na arrecadação de ICMS e dos royalties de petróleo. Para honrar os pagamentos da folha salarial do funcionalismo, mesmo com atraso, vem deixando de pagar vários fornecedores e demais credores.
A greve na Educação conta com adesão de 70% dos professores da rede segundo o Sepe, sindicato da categoria. Já a Secretaria Estadual de Educação aponta apenas 3% participam. Assim, como os professores da rede, os docentes e os técnicos-administrativos da Uerj estão em greve por tempo indeterminado e têm mobilizado os alunos que vêm promovendo protestos. As informações são da Coluna do Servidor/O Dia.
Fonte: Campos 24 horas.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Juíza de SP transfere para Moro decisão sobre prisão de Lula

quarta-feira, 9 de março de 2016

Sem Máscaras


  09 de Março de 2016

Acima da lei e fora da lei




ESCRITO POR PERCIVAL PUGGINA | 04 MARÇO 2016 

                                                O petismo ainda não caiu em si.

Enquanto um punhado de militantes petistas protestava contra a ação da Polícia Federal que conduzira Lula ao aeroporto de Guarulhos, veio-me à mente imagem com a qual me deparei ontem no Google. Retrata um evento da campanha eleitoral de 2002. Lula, Genoíno, Mercadante, Berzoini e Alencar formam um abre-alas e marcham portando faixa, devidamente estrelada, com os dizeres "Quero um Brasil decente". Fácil compreender a decepção de quantos creram que a faixa expressasse um sentimento real.


lp

Os fundadores do PT viam-se como agentes de um processo revolucionário. Frei Betto, em artigo de 2007, assim descreve os anseios dos vitoriosos de 2002: "A lua seria o nosso troféu. Haveríamos de escalar suas montanhas e, lá em cima, desfraldar as bandeiras da socialização compulsória". O nome disso é revolução. E nenhuma causa revolucionária consegue ser compatível com o Estado de Direito. A revolução por dentro do regime democrático, sem sangue, como sonhou o PT, é uma lavoura que, entre outros requisitos, precisa ser irrigada com dinheiro. Dinheiro para as campanhas eleitorais, para a militância e para os movimentos sociais controlados pelo partido, para manter operante um exército de jornalistas e formadores de opinião. É preciso ter e manter multidão de agentes que começam no sanduíche de mortadela, mas miram o topo da cadeia alimentar revolucionária, onde estão a lagosta ao thermidor e o Romanée-Conti. O sanduíche  é meio e não fim de toda jornada socialista. Não conheço um só revolucionário que queira o comunismo para continuar batendo cartão e operando a mesma máquina.
Numa democracia, o poder é buscado dentro da regra do jogo, dentro da lei. No entanto, se o objetivo é revolucionário, pertence à própria natureza do processo que seus agentes se considerem acima da lei. A causa vem antes e lhe é superior. A lei que não convém à causa é iníqua e não merece respeito. Na primeira etapa, então, se instala esse sentimento de superioridade em relação à ordem jurídica. Face bem visível do que descrevo pode ser observada nos assim chamados "movimentos sociais". Quem se opõe às suas ações é acusado de criminalizá-los. Por quê? Porque quem está acima da lei não comete crimes.
É aí que se começa a explicar o incomparável desastre moral que acometeu o PT. A mentira vira argumento. Calúnia, difamação e injúria ganham utilidade política. Fatos são substituídos por versões. A verdade perde interesse e utilidade. E por aí vai a decência para o brejo.
As reações que surgem nestas horas às ações da PF, do MPF e do juiz Sérgio Moro são motivadas pelo mesmo fenômeno. Ou seja, o petismo ainda não caiu em si. Na fala do presidente Rui Falcão, na gritaria dos militantes no aeroporto de Guarulhos, no posterior discurso de Lula à claque petista, percebe-se a mesma convicção: todos supõem ser devida a seus líderes e ao partido uma reverência que os tornaria inatingíveis pela Justiça. E à sombra dessa reverência deveriam ficar resguardadas as condutas mais suspeitas e a vertiginosa prosperidade pessoal e familiar de tantos. A infinita sucessão de escândalos não é entendida como conduta fora da lei, mas situação normal para quem está acima dela. 

De Olho no Futuro

Data: 09/03/2016

Projeto de Ciências de SJB é selecionado para feira internacional

Projeto foi selecionado para participar da Feira Internacional de Ciência Jovem, em Pernambuco



Depois de vencer a IX Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti) do Estado do Rio de Janeiro, o trabalho “A influência da luz no desenvolvimento da Typha domingenesis: da matéria prima à geração de renda” foi selecionado para participar da 22ª Feira Internacional de Ciência Jovem. O convite foi feito pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Abordando o tema Luz, Ciência e Vida, o projeto das alunas Eduarda do Espírito Santo, Marília Rangel Mendes, da E.M. Manoel Alves Rangel, foi apresentado na Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação e selecionado para participar da Fecti, saindo vencedor da categoria Ciências no Ensino Fundamental II – 6º e 7º ano. Agora, as alunas foram convidadas para apresentar o trabalho na Feira Internacional, que vai acontecer em Olinda, Pernambuco, em outubro.

Para recordar: Em 2015 dez trabalhos participaram da Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação nos dias 22 e 23 de outubro, após serem selecionados nas Feiras de Conhecimento realizadas em todas as escolas municipais com segundo segmento. Desses dez, quatro projetos se destacaram e foram apresentados na Fecti, saindo vencedores o trabalho da E. M. Manoel Alves Rangel, intitulado “A influência da luz no desenvolvimento da Typha domingenesis: da matéria prima à geração de renda” e o da E.M. Elysio de Magalhães, intitulado: “Luz e Visão: uma breve abordagem sobre a luz e o processo de percepção das cores”.
Fonte: Terceira Via.

09/03/2016 
A+A-

Sancionada lei da licença paternidade para 20 dias




O governo federal sancionou a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e estabelece marco regulatório com uma série de direitos voltados para crianças de até seis anos de idade.
O texto, aprovado no início do mês passado pelo Senado Federal, foi sancionado sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (08/03). O principal avanço da legislação é o aumento da licença-paternidade dos atuais cinco dias para 20 dias.
Por enquanto, o aumento da licença não será obrigatório para todos, mas apenas para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses. A licença-paternidade de 20 dias também valerá para adoção.
O marco legal também prevê identificação e prevenção dos casos de violência contra gestantes ou crianças, em mecanismo semelhante aos já adotados em outros países, por meio do sistema de saúde.

 Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 7 de março de 2016

jj
É muito claro que o que está impedindo a volta da prosperidade no Brasil é a presença do PT no poder.

Leandro Narloch errou ao escrever no seu blog na Veja que o juiz Sérgio Moro errou ao determinar a condução coercitiva do ex-presidente Lula para prestar depoimento no âmbito do inquérito da Operação Lava Jato. Discordo da sua tese. Desde o início das investigações tudo apontava como sendo Lula o chefe da organização criminosa que operava desde a Presidência da República. Se algo estava errado era o simples fato de Lula até então não ter sido molestado pelos policiais. Outros atores, por muito menos, tiveram a prisão preventiva decretada.

Entendo não haver motivos para sua prisão preventiva, todavia, até porque não tem a possibilidade de fazer delação premiada, pois é o Chefe. Não tem a quem dedar. O espetáculo midiático e a chicana jurídica que Lula patrocinou ao ser convocado para depor no âmbito da Procuradoria do Estado de São Paulo deixou claro que ele se julga acima da lei e além do Código Penal. Os investigadores aproveitaram a comoção causada pela divulgação da delação premiada do senador Delcídio Amaral para fazer o que precisava ser feito.
Lula desmoronou. Sua fala apoplética depois de sair da Polícia Federal mostrou que ele acusou o golpe. Fez apelo direto aos seus sequazes dos movimentos sociais, repisando as tiradas populistas de sempre. Lula conseguiu novamente assustar a classe média, desabituada aos rompantes verbais que eram típicos até 2002. É o Lula furioso contra tudo e contra todos que sempre foi. É claro que essa fala só lhe reduziu o número de adeptos, nada agregou.
Lula e o PT tentaram mostrar que a operação policial é resultado de uma suposta conspiração das elites contra eles, o que é falso. Estamos diante apenas dos ritos judiciais preliminares a um julgamento que, pela abundância de provas, poderá resultar em uma condenação. Veja-se que Lula defendeu os empreiteiros que lhe foram generosos e não teve nenhuma palavra para condenar ou desautorizar aqueles que fizeram delação premiada. Quer fazer com que o público creia que tudo está dentro da normalidade e que nada de errado poderia emanar de suas ações, mesmo aquelas envolvendo óbvias e vultosas falcatruas.
Ao se comparar a uma jararaca ferida na cauda, mas com a capacidade de ação resguardada, Lula foi muito feliz com a imagem. De fato, ele é como uma serpente venenosa que ameaça e pode devorar o Brasil.
A situação é tão paradoxal que o mercado, sentindo a iminente queda do governo do PT e a provável prisão dos seus líderes, reagiu racionalmente, promovendo a valorização do real ante ao dólar e a elevação dos índices da Bolsa de Valores. É muito claro que o que está impedindo a volta da prosperidade no Brasil é a presença do PT no poder. Sua remoção será mais do que uma higienização no trato da coisa pública, será a restauração da confiança perdida, condição para a retomada dos investimentos.
Podemos dizer que a forma da condução das investigações no âmbito da Operação Lava Jato está correta. Levar Lula “sob vara” para depor era uma necessidade para demonstrar que ninguém está acima da Justiça e das leis. Quem fala grosso é a polícia, que tem o dever de dobrar os arrogantes e insubordinados. O timing foi perfeito. É preciso elogiar o trabalho realizado. Leandro Narloch e quem concorda com ele estão errados.
Hoje o Brasil amanheceu melhor.

Novas instalações na Beneficência Portuguesa


Marcus Pinheiro
Fotos: Genilson Pessanha e Tércio Teixeira

Mesmo em tempos de crise financeira e na Saúde Pública, o hospital Sociedade Beneficência Portuguesa de Campos (SBPC) conclui obra milionária de novo prédio e se prepara para ampliar o número de atendimentos realizados a população das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O atual edifício, construído ao lado da sede histórica fundada em 1852, possui 11 pavimentos e conta ainda com um heliponto, para embarque e desembarque de pacientes em quadro agudo de urgência e emergência. De acordo com o diretor da unidade, Jorge Miranda, mesmo sem uma cerimônia oficial de inauguração, algumas instalações já estão em funcionamento desde a primeira semana de fevereiro, enquanto outras alas ainda recebem os toques finais.
— Ativamos algumas instalações e já estamos realizando alguns atendimentos. Primeiro colocamos o hospital para funcionar e depois a gente faz a festa — declarou o diretor.
O novo prédio, em obras desde dezembro de 2012, já consumiu investimentos superiores a R$ 9,2 milhões. Segundo Jorge Miranda, que está há 20 anos a frente do hospital, a receita utilizada no erguimento da edificação foi subsidiada por meio da venda de dois imóveis adquiridos pela SPBC em meados da década de 30. Além da verba dos imóveis, a administração teria ainda contratado financiamentos bancários e dado baixa em aplicações financeiras.
Além de Miranda, as novas instalações também foram apresentadas pelo arquiteto responsável pelo projeto, Franklin Lisboa. Ao todo o novo prédio conta com 17 consultórios médicos; 20 quartos coletivos para internação, com quatro salas para a realização de exames por imagem; 18 leitos de UTIs neonatais, sendo que oito estão conveniadas à Prefeitura de Campos, para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS); nove leitos de Unidade Intermediária (UI); e mais três UTIs pediátricas. Em fase de acabamento estão as UTIs para adultos que ocuparão dois andares e contarão com 38 leitos, entre comuns e de isolamento. Na cobertura, futuramente será instalado um auditório com capacidade para cerca de 400 pessoas e um heliponto.
Denúncia de um pai ganhou repercussão
No mesmo mês em que as novas instalações da Beneficência entraram parcialmente em funcionamento, uma denúncia de descumprimento da Lei Federal 11.108 — chamada “Lei do acompanhante” — na maternidade do hospital virou caso de polícia e ganhou repercussão nacional.
O caso veio a público após Gabriel Alves divulgar um vídeo em que ele aparecia sendo barrado na porta de uma enfermaria do hospital, momentos após o nascimento de sua filha, Safira. Em sua publicação, Gabriel afirmou que tentou acompanhar ao parto de sua namorada Amanda Oliveira, no último dia 23, mas teria sido impedido por representantes do setor.
No vídeo, uma das médicas responsáveis pela maternidade aparece impedindo a entrada de Gabriel, alegando que o diretor do hospital não permitiria a permanência de homens no setor devido à falta de estrutura para o paciente ficar privado.
Na ocasião, Miranda disse a permissão da entrada somente de mulheres na maternidade se dava pelo bom-senso e privacidade. No entanto, após o ocorrido, a medida foi suspensa.
Modernidade para melhor atendimento
O diretor do hospital acredita que a implantação do novo prédio mudará o perfil dos pacientes que buscam assistência médica na Beneficência Portuguesa de Campos, e que isso contribuirá para a manutenção dos serviços ofertados a população através do SUS. Ele ainda explicou os motivos que levaram a sociedade que administra a unidade hospitalar a criar a nova estrutura.
— Vamos aos poucos modificando o perfil de atendimento do nosso hospital. Nós pretendemos atender pacientes que tragam outras receitas, por meio de convênios e atendimentos particulares, para poder manter o SUS funcionando. Pois, hoje, as verbas do SUS são insuficientes. Por isso, optamos por construir uma área que ofertasse serviços de ponta compostos com o que há de mais moderno no mercado, para que os pacientes possam utilizar nossas instalações com o conforto que eles desejam e, ao mesmo tempo, amenizar a atual defasagem de caixa atual — disse o diretor Jorge Miranda.
O diretor afirmou ainda que a necessidade de adequação às normas nacionais de saúde, que evoluíram desde a fundação do hospital, há 163 anos, foi determinante para que a nova edificação fosse erguida. “Apesar da realização de muitas reformas de ampliação capazes de atender a evolução do sistema de saúde e as novas normas, chegou a hora de expandir”, completou.
Fonte: Folha da Manhã.

Inauguração nesta 4ª: Nova E.M. Albertina Venâncio

A obra de reforma e ampliação possibilitou que a unidade de ensino fosse adaptada para o padrão modelo

07/03/2016 



photos

Com inauguração agendada para esta quarta-feira (9), às 19h30, a Escola Albertina Venâncio, em Travessão, será a maior da rede municipal de ensino de Campos, com capacidade para receber até 1.500 alunos em três turnos: manhã, tarde e noite. A obra de reforma e ampliação possibilitou que a unidade de ensino fosse adaptada para o padrão modelo. Além disso, agora são três pavimentos, antes eram dois.
– É uma bela escola com toda a infraestrutura necessária para facilitar o aprendizado, o que é excelente não somente para os alunos, mas também para os professores e funcionários em geral – destacou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Frederico Tavares Rangel. Até o final de março a Prefeitura de Campos vai inaugurar oito escolas e creches que foram reformadas, ampliadas ou são novas.
No total são mais de 20 salas, telhado especial, mini auditório, sala de informática, sala de recursos, quadra poliesportiva coberta com refletores e alambrados, banheiros e janelas amplas, refeitório, biblioteca, videoteca e outras instalações. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edilson Peixoto, a escola está praticamente concluída. “As obras vão garantir muito mais conforto a todos”, disse Frederico.
 Fonte: Campos 24 Horas.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Procon-Campos participa de encontro em Brasília

A iniciativa é da ProconsBrasil, entidade que congrega os órgãos de proteção de defesa do consumidor de todo o Brasil

04/03/2016  

photos

A Superintendência do Procon-Campos, representada pelo diretor de Educação e Pesquisas, Paulo Martins, está participando do Encontro de Procons de todo o país, que acontece em Brasília. A iniciativa é da Procons Brasil, entidade que congrega os órgãos de proteção de defesa do consumidor de todo o Brasil.
De acordo com a superintendente do Procon-Campos, Rosângela Tavares,  a integração do órgão  municipal de defesa do consumidor com outros de todo  o país ajuda a definir uma política única de enfrentamento, pois os problemas são semelhantes em todo o Brasil.
– Damos atenção especial a estes encontros, pois neles são discutidas medidas de prevenção e repressão às grandes empresas nacionais, que por sua força econômica, impõem aos consumidores, produtos e serviços, que apesar de caros, não atendem satisfatoriamente à população. Somente com a União dos Procons e da Secretaria Nacional do Consumidor poderemos responder à altura, os abusos praticados por essas empresas – destaca Rosângela.
Fonte: Campos 24 horas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Ser ou Não Ser !!!!

mk
Por que “comunista”? Porque esses são os dez pontos do “programa mínimo” para todos os partidos comunistas, tal como figuram no famoso (e pouco lido) Manifesto Comunista, redigido pelo punho de Karl Marx e Friedrich Engels.


Façamos um pequeno “teste político” com dez “políticas públicas” ou ações do governo, das quais sempre se fala em todos os países. Você tem de marcar se está de acordo ou não com cada uma destas dez ideias ou medidas. Você pode responder e depois perguntar a seus familiares e amigos.

Comecemos:
1 - “Reforma agrária”, ou seja, a luta contra o latifúndio: a grande propriedade rural;
2 - “Imposto progressivo”, ou seja, quem ganha mais paga uma porcentagem maior de imposto;
3 - “Imposto sobre heranças”, para se ter mais igualdade de oportunidades;
4 - Nacionalização de grandes empresas estrangeiras, e o confisco de propriedades privadas, visando o bem comum;
5 - Banco Central, para emitir moeda nacional de curso legal; e bancos do Estado, para conceder crédito ao público;
6 - Ferrovias, linhas aéreas e transportes do Estado, para ir até os lugares mais distantes;
7 - Fábricas, fazendas agropecuárias e empresas comerciais do Estado, para vender produtos mais baratos;
8 - Leis de trabalho, rural e urbano, fixando remunerações mínimas, e condições dignas de trabalho;
9 - Retenções pelo Estado de uma porção dos lucros das empresas privadas em minério, petróleo e gás, e das grandes fazendas agropecuárias;
10- Educação pública e universal, gratuita e obrigatória para todas as crianças e jovens.


Agora atribua 1 a cada ponto com o qual está de acordo. Resultado: Se você tirar 10 ou 9, é um comunista completo. Entre 8 e 6, muito comunista. Entre 5 e 3, bastante comunista; se você tirar menos de 3, parabéns: você é muito pouco comunista!

Por que “comunista”? Porque esses são os dez pontos do “programa mínimo” para todos os partidos comunistas, tal como figuram no famoso (e pouco lido) Manifesto Comunista, redigido pelo punho de Karl Marx e Friedrich Engels, há pouco mais de um século e meio, em 1848. “Comunista” é todo militante e todo partido socialista que subscreve estes dez pontos “como mínimo”, segundo a definição do Manifesto, a fonte mais autorizada.
Se não acredita em mim, procure o Manifesto, esse que começa com a célebre frase: “Um fantasma ronda a Europa: o fantasma do comunismo”. Está na internet, e em português.
No capítulo 2, “Proletários e Comunistas”, estão todos estes pontos, um a um, com os mesmos números, do 1º ao 10º, embora redigidos com outras palavras, as do século 19, segundo as realidades do século 19. Por isso este teste mede o grau de acordo com o comunismo.
O mais curioso de tudo é que estes dez pontos do Manifesto Comunista, além de alguns que não estão na lista, como a medicina socializada, foram adotados e postos em prática, em quase todos os países do mundo, por uma infinidade de partidos e governos que, nominalmente, não eram comunistas. Por isso hoje não chamam muito a atenção: porque são de aplicação corrente.
A realidade é que vivemos em países socialistas. A pergunta é: ante a pobreza, a crise, o desemprego e as recessões, vamos seguir lançando a culpa no capitalismo?


Tradução: Márcio Santana Sobrinho

Casos dengue, zika e chikungunya aumentam em Campos

Mário Sérgio Junior
De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (03), pela secretaria de Saúde, o número de caso de dengue subiu de 4.179 para 4.687, 508 casos a mais no período de uma semana. Já os casos suspeitos de zika subiram de 152 para 174, sendo 75 gestantes. Seis casos foram confirmados, sendo quatro em grávidas. De chikungunya, os casos suspeitos subiram de oito para nove. Ainda segundo o balanço, os bairros e localidades com maior número de casos são: Travessão, Vila Nova, Morro do Coco, Centro, Parque Aurora, Conselheiro Josino, Goitacazes e Guarus.
Em Macaé, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, apresentaram aos profissionais a ação de um novo larvicida já adquirido pela Prefeitura de Macaé para ser usado no combate ao mosquito Aedes aegypti.O coordenador geral do CCZ, Flávio Pascoal, explicou que o novo larvicida tem eficácia ampliada, contribuindo para as ações de combate ao mosquito. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Fábio Magro, que fez uma apresentação, mostrando como funciona o novo roduto.
Já em Pernambuco, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus zika na saliva do mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo ou muriçoca. Segundo Constância Ayres, pesquisadora que conduziu os estudos em laboratório, os resultados são preliminares, mas “há uma grande possibilidade” de que a transmissão do zika possa ocorrer pelo Culex.

Fonte: Folha da Manhã.
                                                                                                                                 03/03/2016

Deam cumpre mandados de prisão nesta quinta

Dois homens, que estavam com mandados de prisão preventiva, foram presos. Um deles, de 56 anos, é acusado de estupro

03/03/2016   


deam1


Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos cumpriram dois mandados de prisão preventiva na manhã desta quinta-feira (03). Um dos homens, de 56 anos, é acusado de estupro de vulnerável, onde as vítimas são três meninas, com idades de seis, oito e 12 anos.
O primeiro mandado de prisão, em desfavor de Natanael Nascimento Martins, de 51 anos, foi expedido pelo Juiz do 1º Juizado Especial Criminal, que responde por Lesão Corporal, Ameaça e Violação de Domicílio, contra sua ex-companheira.
Já o segundo mandado, foi expedido pelo Juiz da 3ª Vara Criminal de Campos em desfavor de Constantino Manoel Duarte de Castro, de 56 anos, que é acusado de estupro de vulnerável. O acusado, Constantino Manoel Duarte de Castro, de 56 anos que está sendo acusado de Estupro de Vulnerável praticado contra três meninas com idades, de 6,8 e 12 anos.
Ambos os procedimentos estão sendo investigados pela DEAM Campos.
Fonte: Campos 24 Horas.

terça-feira, 1 de março de 2016

No Ralo...!!!

ldm

Eu já escrevi em vários lugares que há uma incompatibilidade essencial entre a realidade e os desejos desvairados das esquerdas na condução da economia. O recente documento do PT (O futuro está na retomada das mudanças) é um atestado de loucura que os utópicos ora no poder não hesitariam em pôr em prática, se dispusessem do poder total. Chamo a atenção para as 22 propostas “concretas” apensas ao final do documento, um conjunto de disparates que, se implantado, condenaria o Brasil a voltar à Idade da Pedra.

O texto inicia, como de hábito em todos os textos “teóricos” do PT, responsabilizando supostas forças conservadoras pelas desventuras do país e não o que é de fato, resultado da administração atrabiliária e incompetente do partido, principalmente depois da posse de Dilma Rousseff. Os escritores do documento deram completamente as costas à realidade e passaram a desfilar seus preconceitos e palavras de ordem indigentes, incapazes de fazer frente aos desafios nacionais impostos pela crise.
O documento identifica tais forças conservadoras com o grande capital rentista, nacional e internacional, como se os banqueiros nacionais e metacapitalistas internacionais não fossem os capitães no apoio ao PT e a Lula. Eles são os seus grandes financiadores, ao lado do produto da corrupção agora bastante conhecida. Há aqui um fingimento propositado, pois afinal os cabos eleitorais do PT passaram a vida a demonizar os banqueiros e rentistas. Nisso reconheço plena coerência dos escritores atuais do documento com aqueles de passado remoto, do início da vida do partido.
Os escritores do documento não hesitaram em afirmar que os ajustes que se fazem necessários são esforços dos conservadores para manter a rentabilidade de seus negócios, quando estamos vendo a quebra em cadeia de grupos empresariais. A retração abrupta do PIB está fazendo desaparecer uma legião de empresas, muitas delas de grande porte. Fingem não perceber que os ajustes são um imperativo da realidade e nada têm a ver com a luta de classes ou outra quimera que queiram. É o princípio de realidade funcionando ou, se quiser, é a lei da escassez prevalecendo, contra os desejos dos falsos teóricos esquerdistas. Reforçam seu argumento com a velha cantilena contra a desigualdade, como se fosse possível suprimi-la. A utopia tem sua justificação em última instância nessa besteira.
Para essa gente, elevação real de salário mínimo e aposentadorias precisam continuar, assim como a regulação sufocante que inviabiliza a ação do setor privado. Esses pseudo-teóricos pensam que tudo que há de bom vem do Estado e tudo que é perverso vem da iniciativa privada, quando a realidade é precisamente o oposto. Eles agora usam como discurso e parâmetro uma suposta era do ouro que teria sido o governo Lula, quando se sabe que os desequilíbrios estruturais que trouxeram a crise foram ali gestados. E não têm uma palavra para rememorar a estupidez e a violência que foi o tarifaço no começo da gestão do segundo governo de Dilma Rousseff. É como se não tivesse existido.
Com a economia destroçada e em queda livre, elevando o desemprego à casa dos dois dígitos, assim como a inflação, os escritores do texto não tiveram pejo de dizer que “O combate à pobreza e à desigualdade, para nós, não era apenas princípio ético, mas instrumento primordial para a edificação de um novo e sustentável modelo de desenvolvimento. “ Chega a ser hilário ler a palavra “ético” num texto produzido pelo PT depois das bandalheiras reveladas e seus quadros dirigentes aprisionados. Seus tesoureiros todos idem. Essa gente simplesmente se recusa a aceitar que desenvolvimento só pode vir do trabalho conjugado com a poupança. Seu sonho é transformar toda gente em rentista do Estado.
É claro que não poderiam ter esquecido de falar contra o “imperialismo”, mas desta vez sem coragem de nominar os EUA. Ora, o drama brasileiro atual é precisamente o fato de o PT ter tornado a China o principal parceiro comercial do Brasil e aquele país ter entrado em uma crise de grandes proporções, arrastando o Brasil junto. Um erro estratégico elementar, mas os “teóricos” não são capazes de reconhecê-lo.
Eu poderia aqui comentar cada uma das propostas “concretas” postas ao final do documento, mas elas falam por si mesmas e revelam a insanidade e a irresponsabilidade do Partido dos Trabalhadores. Chamo a atenção, todavia, para duas delas: redução arbitrária e profunda na taxa de juros e a elevação de impostos. É certo que o PT não reúne forças suficientes para pôr essas iniquidades em andamento, embora possam revelar a qualidade intelectual e moral do partido governante, que não guarda nenhum compromisso com a realidade. Se o PT não for ejetado imediatamente do poder, todavia, poderá pôr em prática algumas das insanidades listadas, que dependem apenas do Poder Executivo. Será a destruição do Brasil, da sua economia, e o empobrecimento de toda a gente. Não há data para o Brasil sair da crise.
Quem viver verá.

Oportunidades ...!!!


Programa Jovem Aprendiz do Correios recebe 257 mil 

inscrições em quatro dias; veja como participar

01/03/16

Correios seleciona jovens de 15 a 22 anos


O Programa Jovem Aprendiz do Correios recebeu 257.406 inscrições até a tarde da última segunda-feira, quarto dia de cadastro no processo seletivo. Isso quer dizer que, como serão abertas quase 4 mil vagas em todo país, cerca de 64 pessoas já disputam cada uma das oportunidades. Os aprovados participarão de um curso de assistente administrativo e receberão uma bolsa de R$ 413,33, além de vale-transporte e vale refeição ou alimentação.
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de março, por meio do site do Correios. Para participar, os candidatos devem ter entre 14 e 22 anos completos, estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.
O processo seletivo será simplificado, realizado por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais.
A jornada dos aprovados será de 20 horas semanais.

Fonte: Extra.



Recomeço ...!!!

Recadastramento do Cartão Campos Cidadão suspenso na terça com retorno na quarta

Suspensão para adequação de sistema. Não haverá mais necessidade de Título de Eleitor

29/02/2016    19h58   |   Foto: Sucom
O atendimento presencial é feito no Ginásio do Automóvel Club
O Diário Oficial do Município publica nesta terça-feira (01) portaria suspendendo e transferindo os atendimentos agendados para este dia para o próximo sábado (05), das 8h às 17h, no Ginásio do Automóvel Clube Fluminense. O agendamento on line continua sendo mantido no site www.campos.rj.gov.br e www.cidac.campos.rj.gov.br.
A transferência do agendamento é necessária para readequação do sistema, que será alterado para corresponder às novas determinações previstas na Portaria nº 19/2016. O atendimento presencial no Automóvel Clube voltará a acontecer normalmente a partir desta quarta-feira (02).
De acordo com a portaria, que será publicada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), nesta terça-feira, será criada a Comissão de Verificação de Domicílio, com a finalidade de revisar os documentos de comprovação de residência apresentados pelos beneficiários do Programa Campos Cidadão, desobrigando a apresentação de título de eleitor no recadastramento.
A portaria 19/2016 estabelece que a Comissão de Verificação de Domicílio será composta pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte, pela Secretaria Municipal de Governo, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Fonte: Campos 24 Horas