quinta-feira, 3 de março de 2016

Casos dengue, zika e chikungunya aumentam em Campos

Mário Sérgio Junior
De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (03), pela secretaria de Saúde, o número de caso de dengue subiu de 4.179 para 4.687, 508 casos a mais no período de uma semana. Já os casos suspeitos de zika subiram de 152 para 174, sendo 75 gestantes. Seis casos foram confirmados, sendo quatro em grávidas. De chikungunya, os casos suspeitos subiram de oito para nove. Ainda segundo o balanço, os bairros e localidades com maior número de casos são: Travessão, Vila Nova, Morro do Coco, Centro, Parque Aurora, Conselheiro Josino, Goitacazes e Guarus.
Em Macaé, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, apresentaram aos profissionais a ação de um novo larvicida já adquirido pela Prefeitura de Macaé para ser usado no combate ao mosquito Aedes aegypti.O coordenador geral do CCZ, Flávio Pascoal, explicou que o novo larvicida tem eficácia ampliada, contribuindo para as ações de combate ao mosquito. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, Fábio Magro, que fez uma apresentação, mostrando como funciona o novo roduto.
Já em Pernambuco, uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus zika na saliva do mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo ou muriçoca. Segundo Constância Ayres, pesquisadora que conduziu os estudos em laboratório, os resultados são preliminares, mas “há uma grande possibilidade” de que a transmissão do zika possa ocorrer pelo Culex.

Fonte: Folha da Manhã.
                                                                                                                                 03/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário