- Atualizada às
Marina abre 10 pontos contra Aécio e venceria Dilma no segundo turno
Na primeira sondagem do Ibope, candidata do PSB ficou com 29% da preferência do eleitorado
Rio - Na primeira sondagem do Ibope desde que Eduardo Campos faleceu, a substituta Marina Silva (PSB) ficou com 29% da preferência do eleitorado e, no segundo turno, ganharia da presidenta Dilma Rousseff (PT) com uma margem de nove pontos percentuais. A pesquisa foi divulgada na tarde desta terça-feira.
No primeiro turno, a nova cabeça de chapa aparece em segundo lugar, 5 pontos percentuais atrás de Dilma Rousseff (PT), com 34%, e Aécio Neves (PSDB), que tem 19%. A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
Enquanto a ex-senadora tem 20 pontos percentuais a mais que Campos, tanto Dilma e Aécio caíram quatro pontos percentuais desde a última sondagem, divulgada no dia 8 de agosto. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) ficaram com 1%. Os demais candidatos não chegaram individualmente a 1%. De acordo com a pesquisa, 7% dos entrevistados pretendem anular ou votar em branco, e 8% estão indecisos.
No segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% de Dilma. Neste cenário, 9% anulariam e 11% estão indecisos. Na hipótese da disputa entre Dilma e Aécio, a presidenta seria reeleita com 41%, enquanto Aécio teria 35%. Neste caso, há 12% de indecisos e 12% que votariam nulo ou branco.
Entre os três primeiros colocados, Marina sofre a menor rejeição, de 10% do eleitorado, seguida de Aécio, que é rejeitado por 18% dos entrevistados. Em relação à presidenta Dilma, 36% disseram que não votariam nela de jeito nenhum.Também têm grande rejeição os candidatos Pastor Everaldo (14%) e Zé Maria, do PSTU (11%)
O Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário